segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Quando estou fraco, então sou forte

“Quando estou Fraco, então sou Forte”   (2 Cor. 12:10).

Deus é realmente Maravilhoso! Para Ele, o que é  impossível torna-se possível, do nada Ele faz tudo, ao morto, faz viver, e ao fraco, Ele faz forte!
O apóstolo Paulo, no seu ministério, teve que enfrentar muitas lutas, dificuldades, prisões, açoites, contrariedades, perseguições, fraquezas, até um “espinho na carne”, que era um mensageiro de Satanás, para lhe oprimir. O apóstolo pediu ao Senhor, que o livrasse desse “espinho”, e o Senhor lhe respondeu: “Paulo, a minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. E Paulo, então, conclui: “De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou Fraco, então sou Forte!”
E Jesus, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras, e também os seus discípulos o seguia. E, quando chegou àquele lugar, disse-lhes: “Orai, para que não entreis em tentação”. E apartando-se deles, e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: “Pai, se queres passa de mim este cálice, todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua!” E apareceu-lhe um anjo do céu, que lhe confortava. Em agonia, orava mais intensamente, que seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue a rolar até o chão (João 22:39-44). O Mestre, na hora mais agonizante de sua vida, pois, qual espelho via todo o quadro que havia de sofrer, momentos após aquela profunda oração; o seu corpo sofredor, a sua natureza humana, sujeita à fraqueza, pedia ao Pai, o eterno que nele habitava, que se possível fosse o livrasse daquela hora amarga, contudo, que não fosse feita a sua vontade (do Cristo, Filho), mas sim, a vontade do Pai. O Espírito eterno que estava em Jesus, que era, e é o mesmo Pai eterno, podia livra-lo da cruz. Mas era necessário que o Justo padecesse para salvar o mundo perdido. O mesmo Senhor Jesus, havia dito: “Ninguém tira a minha vida; Eu, de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar e poder para tornar a tomá-la” (João 10:18). Mas, na fraqueza, o Cristo desejou livrar-se daquela hora amarga de dor. Mas no poder de Deus que nele habitava, sentiu-se Forte, para dizer: “Pai, seja feita a tua vontade!” E o poder de Deus se aperfeiçoou na fraqueza do “homem” Jesus Cristo, e lhe deu forças para ir à cruz. Ele podia, como o fez em tantas outras oportunidades, simplesmente desaparecer da vista dos malfeitores que vieram para lhe prender, mas não o fez. O poder de Deus, que se aperfeiçoa na fraqueza do homem, provou mais uma vez, o quanto somos dependentes de Deus. E  que o Senhor quer revelar-nos que é Ele quem opera, e que apenas somos instrumentos nas suas mãos.
O Cristo sabia que o poder de Deus lhe daria forças para derrotar o inimigo, precisamente através da sua “fraqueza”, quando assumiu a nossa maldição, na cruz, e ali derrotou Satanás e nos deu a Vida eterna.
Por trás das injúrias e blasfêmias que os malfeitores lhe faziam, ouvia os louvores e as honras que os seus servos, que haveriam de crer na sua Palavra, lhe renderiam através dos tempos, até à glória do seu Reino. Por trás dos perversos que balançavam as suas cabeças em tom de zombaria e deboche, o Senhor via as nações, pequenas e grandes, curvarem-se diante da sua face, e confessarem que Ele, Jesus Cristo é o Senhor. Jesus não se preocupou com as horas difíceis pelas quais haveria de passar, pois sabia que Ele era vencedor. Por trás da cruz, Ele contemplava a coroa e a glória que lhe pertenciam e pertencem, para sempre!
Porque, “quando me sinto fraco, então, sou forte!” Porque o poder do Senhor se aperfeiçoa em nossas fraquezas.
O profeta Jeremias também, sentiu-se no ponto mais fraco de sua vida, chegando a dizer: “Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no Senhor”. Mas, veio na sua mente os benefícios do Senhor, e disse: “Disto me recordarei no meu coração, por isso tenho esperança: As misericórdias do Senhor, são a causa de não sermos consumidos, porque elas não tem fim,  se renovam a cada manhã”.
Sansão, no momento em que os filisteus achavam que ele estava arrasado, que já não prestava para mais nada, clamou ao Senhor, pediu-lhe forças, e tornou-se forte, para destruir os seus inimigos, “e mais foram os que ele matou na sua morte, do que em vida”.
Isso nos leva a exclamar com o apóstolo: “Porque quando estou fraco, então, sou forte!”.
O rei Josafá, quando viu que as suas forças e do seu exército, não podiam vencer os poderosos inimigos, clamou a Deus, e o Senhor lhe respondeu: “Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, e sim, de Deus!”
O poder pertence a Deus, nós nada somos sem Ele. A sabedoria do homem, a força do homem, a capacidade do homem, nada são, se Deus não agir e não abençoar!
Senhor, sem a tua presença, sem o teu poder, não nos deixe sair daqui! Não nos deixe nem um passo dar sem a tua bendita presença! Nós precisamos de Ti, Senhor, ajuda-nos, porque, somente pelo teu poder nós poderemos vencer.
Assim, em Ti, Senhor, no teu poder,  “Quando estou fraco, em tão sou Forte!”


Pr. Artur Gabriel

Ministério Aliança Apostólica

http://ministerioaliancaapostolica.blogspot.com.br

Nenhum comentário: